Nesta quarta-feira (17/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Polícia de Guanhães, com apoio operacional da Polícia Militar (PMMG), cumpriu dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão em desfavor de cinco homens de 22, 24, 26 e 40 anos, pelos crimes de feminicídio, tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
As investigações iniciaram-se após uma tentativa de homicídio ocorrida em Guanhães, em março, e um feminicídio ocorrido em Sabinópolis, em junho. Após várias diligências e levantamentos por parte da equipe, foram expedidos mandados de busca e apreensão e de prisão, todos deferidos pelo poder judiciário.
Cumpre ressaltar que, durante a operação, a equipe resgatou um jovem de 19 anos, que se encontrava em cárcere privado há vários dias, sendo torturado há três dias e à beira da morte. Dois suspeitos foram presos em flagrante pelo crime de seqüestro e tortura.
A operação resultou na condução de quatorze indivíduos, sendo doze homens e duas mulheres. Os suspeitos encontram-se na Delegacia de Guanhães e aguardam os procedimentos de praxe.
Ainda durante as investigações, a PCMG encontrou indícios de que os suspeitos haviam torturado uma mulher e raspado os seus cabelos.
Foi apreendida uma quantidade significativa de substâncias semelhantes à maconha, crack e cocaína, quatro armas, munições de calibres diversas, uma máquina de cartão, quatro rádios comunicadores, 27 aparelhos celulares, um notebook, seis balanças de precisão, quatro máquinas de cortar cabelo, dinheiro em espécie e materiais destinados ao comércio de entorpecentes.
O nome da operação, coordenada pelo Delegado Junio Silva Almeida, faz alusão ao fato de o estado não estar inerte aos fatos ocorridos recentemente na cidade de Guanhães e Sabinópolis, onde os autores traficam drogas, cometem homicídios, torturam usuários que não pagam pelas drogas, causando terror na sociedade.
Segundo o Delegado Junio, a operação foi importante não apenas para solucionar os casos de feminicídio e tentativa de homicídio sob investigação, como também para coibir a prática de crimes dessa natureza e proporcionar maior segurança à população local, demonstrando a força e a presença das forças de segurança pública.
As investigações prosseguem para uma melhor apuração dos fatos. Os detidos foram conduzidos para a delegacia de Guanhães e, após os procedimentos de praxe, serão encaminhados para o presídio local.
A operação foi coordenada pelo Delegado Junio Silva Almeida (Guanhães), com a participação dos Delegados Ingrid Priotto (São João Evangelista) e Delegado Yago Machado.
Fonte: PCMG