Paris celebra o início oficial dos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira, trazendo de volta a magia olímpica à Cidade da Luz, junto com as principais estrelas do esporte mundial. Após três anos de espera, o mundo volta seus olhos para um evento que não só celebra o desempenho esportivo em diversas modalidades, mas também os valores e o impacto positivo que o esporte tem na vida das pessoas.
Às 14h30 (horário de Brasília), a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 inaugura oficialmente um mês de competições intensas. Mais de 10 mil atletas competirão em 45 modalidades, buscando não apenas medalhas, mas a oportunidade de deixar seu nome marcado na história.
A delegação brasileira, composta por 274 atletas, participará de 39 modalidades, com destaque para a representatividade feminina, que compõe 55% do time. Entre os atletas, histórias inspiradoras como a de Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Rachel Kochhann, do rugby sevens, que serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura.
A expectativa é alta para que o Brasil supere sua melhor campanha olímpica em Tóquio-2020, refletindo o desenvolvimento contínuo do esporte no país. Com um ciclo olímpico de sucesso recente, os atletas brasileiros chegam motivados para buscar resultados ainda melhores em Paris-2024, mantendo vivo o sonho olímpico e inspirando gerações.
Fonte: O TEMPO/ Edição Folha