A Fifa confirmou, nesta quinta-feira, que a Copa do Mundo do Catar será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022 - data da decisão do torneio-, quando é inverno no país. Em evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade divulgou o calendário do Mundial, que, em princípio, deve ser jogado em um período de tempo reduzido, por exemplo, 28 dias.
No final de fevereiro, a Fifa já havia deixado claro que o Mundial teria que acontecer no fim do ano, já que nos meses de junho e julho – período em que tradicionalmente ocorre a competição- o país chega a registrar temperaturas de até 50º C.
O calendário apresentado também contraria a Uefa, que propôs que a final da Copa de 2022 ocorresse no dia 23 de dezembro, para que esta não precisasse alterar as datas das suas competições. Neste período, os europeus estarão no meio dos campeonatos nacionais e torneios internacionais, como a Liga dos Campeões, e por isso terão que interromper os jogos para a realização do Mundial.
Entretanto, a Fifa deixou claro que se a final da Copa ocorresse no dia 23 iria impactar no retorno dos torcedores e jogadores para as festas natalinas.
Além disso, a Uefa é contra a realização do torneio entre os meses de novembro e dezembro. A entidade queria que o Mundial acontecesse no mês de maio, período em que se encerram os jogos europeus e que não é tão quente no Catar.
Ainda segundo a Fifa, um grupo de trabalho irá se reunir para finalizar o calendário internacional para o ciclo 2019-2022.
Por O Tempo
Foto: O Tempo