Mesmo antes da entrada da primavera e do verão, setembro costuma ser um mês marcado anualmente por picos de temperaturas, com termômetros registrando geralmente as máximas mais altas do ano, principalmente por conta do tempo seco. Neste período, é importante se atentar a cuidados importantes com as plantas e com os animais.
No caso das plantas, algumas espécies podem ficar desidratadas ou abafadas na estação que está chegando, além de mais suscetíveis às pragas. Para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas!
1 - Você sabia que existe uma hora correta para regar as plantas no calor?
Isso porque, se você deixar para realizar a tarefa quando o sol estiver muito forte, elas vão acabar "cozinhando" nesse momento. O ideal é reservar os períodos da manhã ou final da tarde, para evitar problemas.
Outra dica fundamental é fazer isso aos poucos. A sugestão é molhar a plantinha devagar ou até mesmo investir em um borrifador.
De olho (ou dedo) na hidratação !
A moda de cultivar plantas dentro de casa é recente, mas o truque do "dedômetro" já existe há tempos. A técnica nada mais é do que, literalmente, colocar os dedos na terra para identificar as necessidades dela naquele momento. Via de regra, se estiver seca, significa que a planta já tomou toda a água e está precisando de uma nova rega. Caso contrário, você deve repetir o teste nos próximos dias. Aposte nesse truque antigo até conhecer o intervalo ideal entre as regas de cada planta no calor.
Não se esqueça das folhas!
Nem só a terra precisa de atenção especial durante os dias mais quentes, não é mesmo? A dica é não se esquecer das folhas na hora da hidratação. Para garantir que elas recebam toda a água que necessitam, você também pode borrifar direto na superfície. Faz toda a diferença!
Os dias quentes são ideais para adubar as plantas, porque os nutrientes do solo são metabolizados e absorvidos rapidamente. Portanto, aproveite os próximos dias para renovar o adubo e remover a terra seca dos vasinhos ou do jardim.
Cuidado com as pragas!
As práticas para evitar fungos e bactérias devem ser redobradas durante os dias quentes, já que as pragas aproveitam o calor e a umidade para se instalarem nas plantas. Para espantá-las, priorize os métodos naturais, que são menos agressivos à saúde das plantas e ao ambiente; como a aplicação de canela em pó na terra, por exemplo.
Mova a planta de lugar
Cada planta precisa receber uma determinada quantidade de luz solar por dia. Acontece que, com a mudança de estação, a posição do sol também se altera, afetando a iluminação das plantinhas. Sendo assim, para que elas não fiquem muito tempo no escuro ou embaixo do sol forte, a dica é movê-las para outro canto da casa, se possível, sempre seguindo as recomendações de cuidados para cada espécie.
Com Informações Portal Terra