Com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição em sua área de concessão, a Cemig realiza periodicamente a manutenção programada e a melhoria dos equipamentos de suas redes para garantir a confiabilidade e o fornecimento de energia para os seus mais de 9 milhões de clientes.
Por dia, a empresa realiza cerca de 160 serviços. O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas duram apenas o tempo estritamente necessário.
A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, porém, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário.
O engenheiro Rodrigo Pereira, do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, explica objetivo desse procedimento e a importância para garantir a qualidade do serviço para os clientes da empresa.
“O desligamento programado é a interrupção da energia elétrica para manutenção, melhoria e expansão da rede de distribuição. Esses desligamentos são necessários para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários da Cemig que realizam os serviços. Todos os clientes afetados pelos desligamentos são avisados, conforme determina o órgão regulador, e aqueles clientes que possuem endereço eletrônico cadastrado na empresa recebem o aviso de interrupção diretamente no seu e-mail”, afirma.
De acordo com Rodrigo Pereira, a Cemig planeja para que as intervenções tenham menor impacto aos consumidores.
“Quando possível, realizamos os serviços necessários sem desligamento da rede elétrica, aplicando a metodologia denominada Linha Viva, sem que os clientes percebam que houve alguma intervenção, já que não ocorre desligamento da energia. Entretanto, quando o desligamento é inevitável, procuramos minimizar os transtornos à população em geral, por exemplo, programando a execução de serviços em áreas de movimento intenso (hipercentros) durante os fins de semana”, afirma.
No período seco – que, em Minas Gerais, ocorre entre abril e outubro, a Cemig intensifica a execução dos serviços programados. De acordo com Rodrigo Pereira, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores.
Os clientes da Cemig com dados atualizados têm algumas vantagens, como o recebimento de avisos de interrupções programadas por e-mail. Nesses casos, a Cemig envia o aviso da intervenção programada com antecedência mínima de 72 horas, informando a data, horário e duração em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar.
O diferencial desse envio é o recebimento da informação de forma imediata e segura, sem riscos de extravios ou recebimento tardio da informação.
Na Cemig, os clientes podem atualizar o cadastro por meio dos canais digitais, como o Aplicativo Cemig Atende, no site Cemig Atende Web, ou presencialmente nos postos de atendimento Cemig.
Por Agência Minas