O mês de julho terá temperaturas acima da média em boa parte do país, mostra a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com calor acima dos 26° graus Celsius (°C) na região centro-norte, na fronteira entre Pará, Mato Grosso e Tocantins.
As temperaturas mais altas são ocasionados pela massa de ar seco que costuma estacionar sobre a região nesta época do ano. Valores acima da média também deverão ser registrados no Paraná e em Santa Catarina.
Em Minas Gerais, o tempo seco prevalece, o que favorece as baixas temperaturas ao longo da estação e intensifica a possibilidade de queimadas. De acordo com a empresa de consultoria meteorológica Nottus, o inverno de 2024 não deve apresentar chuvas em Minas. A previsão indica que as principais baixas na temperatura devem ocorrer neste mês de julho.
O tempo seco e aberto favorece a queda na temperatura proporcionando o friozinho nas madrugadas. Por outro lado, a mesma condição de tempo seco permite a rápida elevação da temperatura assim que o sol aparece.
A amplitude térmica é uma grande característica da época, fazendo com que as temperaturas mais baixas sejam registradas nas manhãs e noites e as mais elevadas no período da tarde.
Em regiões como o norte de Goiás e interior de estados do Nordeste, as temperaturas devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média, entre 20°C e 22°C. O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul, onde o frio deve ficar em torno dos 14o ou menos. Em regiões altas do Sudeste devem ser registradas geadas provocadas por massas de ar frio comuns no mês de julho.
O instituto frisa o risco de queimadas e incêndios florestais devido à falta de chuva em algumas regiões.
Por Portais de Notícias