Com a chegada de uma das festividades mais populares do Brasil, a festa junina, alguns cuidados importantes precisam ser tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos, para se evitar acidentes de natureza elétrica. As informações são da CEMIG.
A tradicional festa folclórica comumente deixa as ruas ornamentadas. Assim, com o início do mês de junho, muitas pessoas já se preparam para instalar as decorações que fazem parte dessa época, seja nas ruas, escolas ou residências.
Porém, é importante ter atenção na hora dessas instalações. Todos os enfeites devem ser bem afixados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade ou ventania, não venham a tocar ou cair sobre os fios da rede elétrica.
Além dos enfeites aéreos, muitas pessoas fazem fogueiras, típicas dessas festividades, principalmente nas cidades mais frias, onde a prática é utilizada não só para deixar a festa mais bonita, mas também como forma de aquecer a quem estiver próximo.
No entanto, há riscos que essa prática pode causar à rede elétrica. Fogo não combina com eletricidade e nem com mato seco. Portanto, recomenda-se que as fogueiras não fiquem embaixo de redes elétricas ou linhas de transmissão e também fiquem longe da vegetação. É início do período seco, e o risco de queimadas é muito grande.
Os fogos de artifício também são potencialmente perigosos se forem projetados contra as redes elétricas. O ideal é soltá-los em locais descampados, e devem sempre ser manuseados por um adulto.
Ligações provisórias
Festas em praças e ruas necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som. Dessa forma, os organizadores devem solicitar com antecedência mínima de 48 horas uma ligação provisória junto à Cemig.
Não é permitido fazer ligações clandestinas (gatos), que além de ser crime, podem causar acidentes graves. Tampouco é recomendada a conexão com a rede particular de um imóvel regularmente ligado pela Cemig, pois a carga extra pode gerar uma sobrecorrente e causar incêndios e outros acidentes também.
Fonte: CEMIG
Foto: Reprodução Internet