Desde a última semana, só se fala na onda de calor que começou a afetar boa parte do estado de Minas Gerais nos últimos dias. No entanto, em Guanhães as temperaturas começaram a subir somente a partir desse domingo (24), quando as máximas atingiram 33ºC.
Para piorar a situação, a umidade relativa do ar tende a ficar muito baixa: um cenário favorável a desidratação, e aparecimento de vários sintomas indesejáveis: dores de cabeça, crises alérgicas, ressecamento da pele e das mucosas; fadiga e mal estar.
Embora o clima contribua para que a saúde fique mais vulnerável, há formas simples de se amenizar a situação, conforme orientam os especialistas. Confira:
1 – Aumente o consumo de líquidos nos próximos dias: manter o corpo hidratado é primordial para se proteger dos impactos gerados pelo calor e tempo seco.
2 – Evite se expor ao sol e não se esqueça do filtro solar. Se precisar caminhar sob o sol, uma dica é fazer uso das sombrinhas para se proteger.
3 – Evite praticar atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
4 – Se atente para a hidratação da pele, utilizando loções e óleos emolientes, principalmente após o banho.
5 – Faça uso de hidratantes labiais durante o dia, se possível, com fator de proteção.
6 – Umedeça as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia.
7 – Uma alimentação mais leve é fundamental: evite frituras e priorize o consumo de frutas, verduras, legumes e carnes magras.
8 – Tenha cuidado redobrado com os alimentos e evite se alimentar na rua: o calor contribui para a proliferação das bactérias e se os alimentos não forem acondicionados corretamente, tendem a estragar mais fácil, aumentando as chances de intoxicação alimentar.
9 – Crianças e idosos necessitam de atenção especial!
Foto: Reprodução Internet