Em Guanhães a previsão do tempo é de céu nublado sem chuvas
Fiéis católicos celebram, nesta quinta-feira (19), em todo o país, o Dia de São José.
Segundo a doutrina católica, São José é o santo é protetor da Sagrada Família e modelo de pai. Marido da Virgem Maria, ele foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. O nome dele, em hebraico, significa "Deus cumula de bens".
Diz a lenda, que o dia 19 de Março caracteriza-se não só pelas missas e celebrações, mas também pela tradicional “enchente de São José” ou “enchente das goiabas”, que marca o fim do verão e é esperada como o prenúncio de fartura e prosperidade. Tal fenômeno natural foi difundido a partir do Ceará, estado em que o santo é padroeiro e se tornou um temor para muitas pessoas.
Dizem os mais velhos que os alagamentos eram comuns, onde córregos transbordavam, pontes quebravam, animais se afogavam e quintais eram destruídos e , ainda segundo reza a lenda, a enchente vem sempre acompanhada da última chuva da estação, uma vez que o mês de abril define o início do período de estiagem.
Segundo dizem ainda os antigos, “se não chover no dia do santo, o ano vai ser de pouca água, a roça não vai prosperar e a colheita vai ser fraca” ...
Portanto, hoje é dia de celebrar o santo católico e de esperar que caia muita chuva, mas em Guanhães a previsão é contrária, onde a quinta-feira terá o céu nublado com poucas nuvens e sem chuva, cuja temperatura pode variar entre 18ºC a 32 ºC.
Algumas pessoas defendem a inexistência de uma relação da enchente com o santo, a não ser que o dia 19 de março costuma ser abençoado com muita água – afinal, as águas de março marcam o fim do verão.
Pelo visto, “não é apenas São Pedro o santo mandachuva, São José quando quer também manda muita chuva para nós."
Por Folha com Agências
Foto: Internet