Em Guanhães, usuários gostam da comodidade, praticidade e dos preços mais em conta
Com a popularização dos meios de comunicação e da internet, as pessoas cada vez mais realizam seus sonhos de consumo através de compras online.
Apesar da compra estar a um clique de nossas mãos, a internet ainda não é um local 100% seguro, o que requer cuidados de seus internautas.
Fernando César Ferlin, 58 anos, supervisor de elétrica, morador do bairro Expansão, é um assíduo freguês de produtos online.
Há 17 anos, Fernando começou a utilizar esse novo meio de fazer negócios quando obteve seu primeiro computador em 1998 e, de lá para cá, a mania se transformou em praticidade e economia. “Do total de produtos que comprar, 99% é adquirido através das compras online”, esclareceu.
“Prefiro fazer compras via internet por vários motivos e o maior deles é a diversidade de produtos, o que não encontro em uma só loja. Além disso, a comodidade de comprar no lugar e horário que eu quiser e receber o produto em casa é bom demais. Sem falar no fato de que, em sites de compra, ao decidir por algum produto, tenho acesso ao manual de funcionamento do mesmo antes de adquiri-lo, o que faz com que a escolha e decisão tomadas sejam mais precisas, além dos preços sem concorrência, muito abaixo dos valores encontrados nas lojas”, explicou Fernando.
Fernando já comprou pela internet tanquinho, churrasqueiras, TV´s, notebooks, celulares, calçados, relógios, óculos, microondas, cama, perfumes, roupas para motociclismo e até mesmo duas motos, entre tantos outros artefatos.
“Todo o produto eletro-eletrônico desejado por mim é adquirido pela internet. Já tive alguns problemas, mas foram facilmente resolvidos, como um tanquinho que veio com defeito e em menos de uma semana foi trocado; uma cama que veio sem os pés, mas que após reclamação feita também foi imediatamente entregue em minha casa, além de um tênis cujo endereço de entrega não foi encontrado e que, depois de devolvido pelo Correio ao site de compra, a restituição do dinheiro foi instantânea”, pontuo o técnico.
O consumidor dá uma dica aos interessados em entrar nessa mania virtual: “Uma das coisas que faço para garantir a segurança do negócio é avaliar a precedência do site, e faço isso através de uma análise minuciosa dos depoimentos de quem já fechou negócio. Quando vejo que em 10, mais de 20% dos compradores tem alguma reclamação, descarto qualquer possibilidade de compra. E prefiro adquirir produtos em sites cujo nível de satisfação perpasse 80% de usuários”, esclareceu.
E continua, “meu filho comprou uma máquina de lavar sem avaliar bem a procedência do site por ser nacionalmente conhecido e o resultado foi catastrófico, pois, além de não receber o produto, também não obteve seu dinheiro do volta, portanto, todo o cuidado na análise das informações de quem já fechou negócio no site escolhido é muito importante”, finalizou confessando que até hoje teve muita sorte.
Já a moradora do bairro Horto, a secretária Renata Grazielle da Silva, de 26 anos, diz que compra habitualmente pela internet principalmente devido aos bons preços. “Os preços são o principal fator para realizar compras online, além de possuir mais opções e variedades”.
Renata enumera as vantagens de fazer compras online. “A entrega é rápida, os preços são menores e há produtos de todos os tipos e gostos, além de que a pesquisa pelos preços mais em conta se torna mais prática”.
Já as desvantagens, segundo a moradora do Horto, a probabilidade dos produtos serem entregues com algum defeito é muito maior. “É perigoso não recebermos o produto e possivelmente o dinheiro. Também o frete é uma desvantagem”, conta.
As compras pela internet, diz a secretária, são, sobretudo, de eletrodomésticos para a casa. “Compro em torno de 70% de eletrodomésticos através de sites”.
Renata observa que a mudança de comportamento das pessoas em relação às compras virtuais veio prejudicar o comércio local. “O comércio na cidade diminuiu bastante, o que prejudica os comerciantes da cidade”, finaliza a secretária.
Segundo a auxiliar de contabilidade, Adriane Mara do Nascimento, 42 anos, e a sócia-gerente de um posto de gasolina, Luciana Coelho de Oliveira, cidadãs guanhanenses, que optam por fazer compras online sempre juntas, as fazem pelo preço baixo e parcelamento sem juros.
“As condições de pagamento são melhores e ainda economizo meu tempo mesmo sabendo que corro o risco de não receber o produto de acordo com a compra”, esclarece Luciana.
De tudo que compram 60% é adquirido via online, em relação a terem problemas elas nunca passaram por tal situação. “Nunca tivemos problemas, pois só compramos em sites confiáveis e com pague seguro”, dizem as consumidoras.
Luciana e Adriane já compraram vários tipos de eletrodomésticos e eletroportáteis. Para finalizar brincam: “achamos uma ótima ideia essa mudança de comportamento das pessoas de adquirirem mais produtos pela internet e, se pudéssemos, até a compra de supermercado faríamos”.
Por Folha com colaboração dos estagiários Folha Junia Adrielle e Diego Rafael.
Foto: Internet