Com o sucesso dos anos anteriores, o Festival de História de Diamantina amplia os seus horizontes e em 2015 terá duas edições complementares sobre o tema “Diálogos Oceânicos”: na cidade de Braga, ao Norte de Portugal, de 20 a 23 de maio próximo; e em Diamantina, no período de 8 a 11 de outubro.
A extensa programação inclui mesas de debates e reflexões, oficinas de História, mostras de cinema, lançamentos de livros com prosa e apresentações artísticas sobre as diásporas, identidades e diversidades dos povos de língua portuguesa.
O coordenador do fHist, jornalista Américo Antunes, explica que Braga, na Província do Minho, foi escolhida por ser um dos principais polos de irradiação da cultura portuguesa desde a era dos descobrimentos, particularmente para o Brasil. “Não foram poucos os bracarenses que se aventuraram aqui no apogeu do ciclo do ouro e dos diamantes.
A pintura ilusionista do forro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Diamantina, foi feita por um bracarense, o Mestre Araújo, o casario barroco e as festas religiosas têm forte inspiração em Braga. Ao lado isso, a boa receptividade ao Projeto pela Câmara Municipal e Universidade do Minho consolidou a idéia de que Braga seria o destino ideal a ser compartilhado com Diamantina”, afirmou Antunes.
Por Folha com Passadiço/Festival de História
Foto: Festival de Histórias