Começou na manhã desta quarta-feira (07), a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento inédito contou com mais de 60 inscrições e a presença de cerca de 40 cidadãos, entre músicos, artesãos, artista plástico, membros do conselho municipal de cultura e da casa de cultura, e ainda vereadores.
A conferência foi aberta informando aos participantes a eleição de delegados que representarão a cidades a nível municipal, estadual e federal. Em sua apresentação, o secretário de cultura, Adriano Oliveira, falou da importância do cumprimento de vários requisitos, entre eles, a formatação do 1º Plano Municipal de Cultura para a criação de um Sistema Municipal de Cultura.
O secretário ainda ressaltou a importância de recursos, e da criação de um Fundo Municipal de Cultura para receber esses recursos, exemplificando a restauração da Capela de Nossa Senhora do Carmo, que contou com verbas do Fundo Estadual de Cultura.
“Precisamos avançar ainda mais, nossa cultura merece respeito. Temos que assegurar que nosso remanescente cultural não vá embora, não só o material como o imaterial e para isso temos que ter recursos”, argumentou o secretário, ressaltando a importância da Banda Santa Cecília, que será registrada como patrimônio imaterial de Guanhães.
O evento que segue até às 17 horas, contará ainda com grupos de trabalhos para elaborar proposições deliberativas e eleição de delegados.