Em um tradicional estabelecimento comercial da cidade, está proibida a entrada de clientes com capacete. O objetivo é ampliar a segurança. “É muito normal clientes entrarem e não retirarem o capacete, mas depois do que aconteceu optamos pela decisão de proibir. Já era algo que nos incomodava, então aproveitamos o fato e se o cliente insistir, é chamado a atenção”, explica um dos proprietários, Carlos Pimenta Lopes.
E a iniciativa é aprovada pela Polícia Militar. Segundo Tenente Délcio, da Polícia Militar de Guanhães, a corporação já pensa em orientar aos comerciantes em não aceitar que clientes entrem nas lojas usando capacete. “Já pensamos nisso e também vamos ver com a Associação Comercial do Município, uma forma de orientação e conscientização da sociedade. Pois fica difícil identificar aquele que usa capacete e comete delito. É uma questão de segurança”, falou em entrevista ao quadro Folha Segurança da Folha FM.
A conscientização sugerida pelo oficial já está sendo conquistada no estabelecimento de Carlos Pimenta. “Ainda tem que gente que insiste ou retira parcialmente, mas está melhorando e com o tempo, todos vão se conscientizando. E é bom que o cliente não desobedeça para evitar constrangimentos”, orienta o comerciante sugerindo a mesma conduta para todo o comércio.
Por Samira Cunha