Ontem, segunda (1), as ruas e avenidas de Guanhães voltaram à sua movimentação normal. Após duas semanas de férias, estudantes de todo o município retornaram às atividades escolares.
Para uns, a volta foi como a dos anos anteriores, mas para outros, a expectativa para o segundo semestre está sendo bem diferente, como no caso dos estagiários da Folha FM, Stela Natalie e Jonatan Barbosa, que estão cursando o último ano da escola.
Stela contou à reportagem da Folha que a expectativa para o segundo semestre é realmente grande e as emoções se dividem entre felicidade, determinação e medo.
“Fico feliz em saber que estou perto de me formar, afinal 13 anos de escola é de certa forma exaustivo, mas ao mesmo tempo quero absorver toda a informação e conhecimento possível nos meses que me restam. Algumas vezes também sinto medo. Apesar de saber que vou continuar aprendendo na faculdade, sei que a escola tem um aconchego diferente. Parece que formar é recomeçar tudo do zero, com muito mais responsabilidade”, afirmou.
De acordo com a estudante, que deseja cursar direito, fazer uma boa pontuação no ENEM é no momento o seu maior objetivo: “Sei que estou próxima a dar um passo largo em minha vida. Estou fazendo o possível e o impossível para estudar e passar. Como estudo de manhã e trabalho à tarde, tenho as noites e finais de semana para me preparar”, compartilhou
Já para Jonatan Barbosa a única certeza do momento é que a escola vai deixar saudades: “Sei que daqui para frente a vida muda. Vou sentir muita falta de toda essa bagunça na minha vida e por isso quero aproveitar cada segundo desse semestre,”salientou.
Além de curtir os bons momentos com a turma, o jovem, mesmo não tendo decidido o que irá cursar na faculdade, também está determinado a ter uma boa pontuação no ENEM: “Quero obter uma pontuação que seja suficiente para ingressar em uma universidade pública, e para isso preciso me esforçar. Há muito para fazer e pouco tempo para realizar”, concluiu.
As provas do ENEM 2016 serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro de 2016, portanto os alunos terão apenas três meses para se prepararem.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Por Folha