Chegada de uma nova estação, mudança de temperatura, calor intenso, ventos, tempo seco. Ocorrências anuais que acabam por anunciar também a chegada de algumas viroses próprias da época e os desconfortáveis sintomas que muitas delas provocam – vômitos, diarréia, inapetência e prostração.
Os sintomas citados foram as mais freqüentes queixas de pacientes entre crianças, adultos e idosos que deram entrada no HIC nas últimas três semanas – final de setembro e essas duas semanas de outubro, informa Rosana Linhares, diretora do Hospital Regional Imaculada Conceição.
Rosana ressalta que houve alguns casos dentro da Instituição e que o HIC tem tido uma movimentação intensa, recebido um volume grande de pessoas com a virose mas tranqüiliza a população: “não é necessário a população se assustar, não é uma epidemia, é mesmo uma virose própria da mudança de estação e da temperatura e acredito que já está até passando.” No entanto a diretora destaca que por conta da virose “há duas semanas atrás tivemos a pediatria mais cheia do ano.”
Hidratação
A orientação da enfermeira Luma Campos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH do HIC é manter as crianças e os idosos sempre bem hidratados, os adultos não se descuidarem da própria hidratação em casa e ou no trabalho, e em caso de apresentarem diarréia, vômito e mal estar procurar o hospital para notificação e se necessário medicação e hidratação venosa.
Luma informa ainda que a duração dos sintomas da virose é de um a três dias, dependendo do estado geral do paciente, e que a notificação é uma ferramenta de investigação da saúde para identificar as características e o local de maior incidência das ocorrências. A enfermeira esclarece que o SCIH trabalha em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município na investigação de ocorrências do setor.
Por Folha