Muitas famílias do município de Virginópolis tiveram tudo destruído na última enchente, em março deste ano, depois de duas horas de chuva intensa. Cerca de 240 pessoas ficaram entre os desalojados e desabrigados.
A enchente que invadiu ruas e deixou famílias com casas completamente destruídas, foi causada principalmente por causa do córrego Santa Cruz, que corta todo o município. Em toda a extensão, a quantidade de mato alto e lixo acumulado foi fator relevante para ocasionar a tragédia. Manilhas que servem para direcionar o curso d'água permanecem às margens do córrego, bem próximo as centenas de casas construídas a poucos metros do rio.
Apesar do sofrimento já vivido, famílias afetadas pela última enchente, permanecem em área de risco. A prefeita, Márcia Maria Coelho, explica que já pediu e orientou aos moradores para que saiam, mas eles insistem em permanecer.
Até agora, apenas uma ponte destruída foi recuperada. A prefeitura busca parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para dar início às obras de revitalização das pontes.
O município, com pouco mais de dez mil habitantes, não conta com uma equipe da defesa civil.