A Escola Estadual Professor Francisco Dias, de Virginópolis, foi escolhida na região do Rio Doce para sediar o evento de lançamento do Projeto “Maria da Penha vai às escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.
O evento aconteceu no dia 23 de agosto com a participação de centenas de crianças da escola, professores e representante da Sedese/GV e da Superintendência Regional de Ensino de Guanhães, além, de autoridades locais. A organização ficou a cargo da diretora da Escola Estadual Professor Francisco Dias, Maria das Graças Andrade Magalhães. (Foto cedida pela escola)
A ação busca despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher. Com o projeto, crianças desta escola e outras 18 da rede estadual de ensino vão conhecer, de forma diferente, a Lei Maria da Penha.
Durante o lançamento do projeto foi distribuído o gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas” (material didático que aborda, de maneira lúdica, a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres) e ainda realizado capacitações para os professores sobre estratégias metodológicas para utilização do material.
A iniciativa que vai atingir cerca de onze mil estudantes neste ano, tem perspectiva de chegar, gradativamente, nos próximos anos, aos mais de três milhões de alunos das escolas estaduais de Minas.