O inverno chegou com força total e não é preciso andar muito pela cidade para perceber que as baixas temperaturas pegou muita gente de surpresa e o jeito foi acrescentar algumas peças de inverno no guarda-roupa.
Em Guanhães, os moletons, casacos, tricôs e crochês ganharam espaço nas vitrines das lojas. Segundo a empresária Flávia Nardy, o frio surpreendeu não somente os lojistas, mas também os consumidores.
De acordo com ela, em sua loja as vendas aumentaram cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. “As peças mais procuradas estão sendo moletons e calças de montaria com moletom por dentro, a demanda é tão grande que não estamos dando conta de suprir”, observou.
Já para a auxiliar de escritório de outra loja central, Rejane Nascimento, as vendas chegaram a aumentar cerca de 90%, e a procura por conjuntos de moletom também tem liderado. “A procura está sendo grande, o público está dividido temos bastante consumidores, tanto do sexo masculino, quanto feminino”.
Em entrevista à Folha, o Consultor de Moda e Estilo, Roberto Nardy deu algumas dicas e falou sobre as tendências desta estação.
De acordo com Roberto, as estampas chegaram com tudo. “A moda só dá continuidade, são acrescentadas mais peças, estampas e adornos, porém sempre segue um padrão, adaptando-se apenas a temperatura da estação”, conta.
Para as mulheres, o consultor sugere estampas florais, tecidos suedes, o que pode substituir a camurça e ser mais confortável por ser mais leves, blusas no estilo batas, ombro a ombro e gola alta.
“Para os homens a pegada é bem versátil”, afirma. “Camisas, moletons, jaquetas de sarja e cores fortes como o verde militar, podem ser boas opções”, aconselha e complementa: “já para ambos os sexos, uma peça que pode ser aproveitada em diversos tecidos, são os coletes”.
Tecidos
O especialista ainda deu dicas de quais os melhores tecidos para se usar neste inverno. “Os tecidos com bastante caimento, suedes, tricôs, crochês, pelagem, couro, são ótimas opções, porque o consumidor pode optar entre os mais leves e mais grossos”.
Peças Coringas
As peças chaves de outros invernos, aquelas que muitas vezes deixamos escondidinhas no guarda-roupas, podem e devem ser utilizadas de acordo com consultor. Segundo ele, as jaquetas é uma dessas peças que não podem ser descartadas. “ Elas tem uma grande vantagem, seja de couro, jeans, sarja, suede, com franjas, podem ser usadas em mais de um inverno e é uma peça coringa para combinar com outras peças de roupa”, compartilha.
E por falar em peça coringa, não podemos nos esquecer da famosa dupla, o preto e o branco, que de acordo com Roberto, nunca sai de moda. “O preto e branco, é o xodó das coleções em qualquer estação, além de ser muito elegante, e deve sim ser usado sem medo, nas mais diversas combinações, mas as listras, por exemplo, é uma ótima pedida”.
Por Folha com colaboração estagiária Stela Natalie