Começou ontem (1º) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é que sejam imunizados 23,8 milhões de bovinos e bubalinos nas 346 mil propriedades rurais de Minas. O período de vacinação segue até o dia 31 de maio.
Segundo informou o médico veterinário e coordenador regional do Instituto Mineiro Agropecuária (IMA), Deobaldino Marques de Pinho, a previsão é que sejam imunizados 670 mil animais nas 45 cidades que compõe a regional. Só em Guanhães, serão 72.000. “Todos os produtores já receberam a carta aviso, e quanto mais cedo eles vacinarem seu rebanho, melhor”, comentou o coordenador.
Deobaldino informou ainda que 161 propriedades, que foram avaliadas pelo IMA como de risco, serão fiscalizados na regional; 14 delas estão localizadas em Guanhães.
Nesta primeira etapa de vacinação contra a aftosa, além da nota fiscal da vacina e a declaração de todo o gado vacinado, o produtor deverá entregar ao escritório do IMA uma cópia da conta de luz de sua propriedade rural.