Os estudantes brasileiros que se inscreveram no processo seletivo da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, com base na nota do Exame Nacional do Ensino (Enem), terão acesso ao resultado no dia 24 de janeiro.
A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição estrangeira aceitar o Enem como processo seleção de brasileiros. Hoje, além delas, outras universidades portuguesas como a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, também aderiram ao exame.
Em nota, a Universidade de Coimbra afirmou que se esforçou para que o anúncio dos resultados da chamada regular ocorresse próximo ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre no dia 26 de janeiro. Dessa forma, os estudantes brasileiros podem decidir se querem ficar no Brasil ou estudar em Portugal.
A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.
As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido (veja tabela de ponderação). O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.
Por G1
Foto: Internet