Mais de 1 milhão de trabalhadores brasileiros ainda não foram sacar o benefício do abono salarial, referente à 2012/2013. O prazo para o saque se encerra no dia 28 de junho e o valor do benefício é de R$ 678,00. Desde abril, o Ministério do Trabalho e Emprego vem notificando por carta os contribuintes que ainda não foram buscar o benefício.
De um total de 20,7 milhões de trabalhadores aptos a receber o benefício, 19,5 milhões já fizeram o saque, uma taxa de 94,4%, a um custo de mais R$ 12 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O Abono Salarial PIS/Pasep é um benefício que todo trabalhador tem direito, desde que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, 2 salários mínimos, além de estar cadastrado no programa por pelo menos 5 anos e informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).