Comemorado oficialmente no dia 25 de agosto, o Dia do Soldado foi celebrado em grande estilo nesta terça-feira (28) no pátio de formatura “Marechal Rodon” do Tiro de Guerra 04-012, em Guanhães.
O evento foi aberto com a entrada da tropa formada por 42 homens, que foi apresentada pelo Chefe da Instrução do Tiro De Guerra, o 1º Sargento Carlos Alberto Fernandes Dias ao 1º Tenente Éber Cândido Euzébio, delegado da 13ª Delegacia do Serviço Militar.
Após o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, soldados, convidados e familiares cantaram o Hino de Guanhães e do Brasil. Além de comemorar o dia dedicado aos soldados, o evento foi marcado pela entrega dos braçais de monitor aos atiradores que concluíram com aproveitamento a primeira fase do curso de formação de cabos.
Durante a solenidade, o chefe de instrução, Sargento Dias falou sobre o patriotismo, base de qualquer soldado e ainda deixou seu recado “nós soldados não mudamos nada em nossa formação, somos os mesmos desde 1648 quando formou o Exército Brasileiro. Os mesmos ideais, os mesmos princípios e o mesmo amor pelo Brasil. Vocês vão sair no final do ano do Tiro de Guerra e se continuarem deixando a farda vestir o coração de vocês, a alma de vocês vai continuar tendo honra”, declarou emocionado.
Também se pronunciou o Tenente Euzébio que incentivou os soldados a se prepararem e serem cada vez mais prontos para defender o Brasil, ”enfrentar o que for necessário para continuar tendo a confiança do povo”.
Prestigiaram o evento, representantes da Polícia Militar, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), da Associação Comercial e Industrial de Guanhães (ACIG), além de autoridades locais e familiares dos soldados.
Origem da data
A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Segundo o que diz a história, Duque de Caxias, como ficou conhecido, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.