Nos próximos dias, o tempo estará extremamente seco. A umidade do ar ficará em torno de 20%, segundo alerta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. A situação gera transtornos para a população, pois eleva a incidência de agravos respiratórios.
O coordenador da Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Edilson Correia, explica que as pessoas devem adotar hábitos para prevenir esses agravos, comuns durante o tempo seco.
“O mais importante é a hidratação. É necessário tomar 2 litros ou mais de água. A alimentação precisa ser leve, baseada em frutas, legumes e verduras. É recomendável usar umidificadores de ar, ou mesmo uma toalha molhada em ambientes fechados. Outra recomendação é manter a vacinação em dia, muitos problemas podem ser evitados com vacinas”, explicou.
Além das recomendações deve-se evitar locais com grande concentração de pessoas, mofo ou muita umidade e aqueles onde há fumaça de cigarro e poeira. O médico Edilson Correia alerta que não deve ocorrer automedicação: “descongestionantes nasais e antibióticos podem ser usados, porém sob orientação médica”, afirma.
Doenças respiratórias
O crescimento da poluição é uma das principais causas do afloramento das doenças respiratórias nesta época do ano. Isso devido ao baixo nível da umidade do ar e muitas partículas de poeira em suspensão, diminuindo a qualidade do ar que se respira.
Como consequência, ocorre o aumento dos casos de asma, pneumonia, sinusite, rinite, resfriados, gripes e outras doenças do aparelho respiratório.
Com Agência Minas