A Centaurus Brasil Mineração, de capital australiano, já levantou US$ 26,5 milhões para reforçar o caixa e subsidiar o desenvolvimento do Projeto Jambreiro, destinado à produção de pelo menos 2 milhões de toneladas anuais de minério de ferro em São João Evangelista. Além disso, a empresa informou ao mercado que finalizou o estudo de viabilidade do projeto, concluindo que a operação tem potencial para ter "retorno financeiro forte".
A companhia declarou que a decisão final sobre o investimento será tomada no primeiro trimestre de 2013. Paralelamente, a mineradora já iniciou o processo de licenciamento ambiental junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Apesar de a mineradora, que tem sua sede brasileira em Belo Horizonte, não ter se pronunciado sobre o assunto, em seu site, a companhia informa que o início das operações está previsto para os últimos meses de 2013. As reservas medidas, indicadas e inferidas giram em torno de 116,5 milhões de toneladas, com teor de ferro de 26,8%.
Após o beneficiamento, a Centaurus pretende atingir um teor de 66% e comercializar sua produção, segundo fonte ligada às transações, com a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas), em Ipatinga (Vale do Aço), e com o grupo anglo-indiano ArcelorMittal, com atividades em João Monlevade, na região Central do Estado.
Com informações Defato Online