Ontem (5) à noite foram incluídos mais 13 municípios entre os que necessitam de atenção e ajuda especial. Porém, no total, são 142 municípios afetados.
Na região, Sardoá, a 80 km de Guanhães, foi incluída nesta lista. Segundo informações da prefeitura municipal, foi pedido o decreto de emergência após as fortes chuvas na quarta-feira (4) que provocou enchentes, inundações e deslizamentos. Até a manhã desta sexta-feira (6), não foi registrado nenhum ferido, nem famílias desabrigadas ou desalojadas.
Ainda segundo a prefeitura, cerca de três casas estão em área de risco. Sobre a situação das ruas do município, a informação é de que uma das ruas centrais, que dá acesso a uma escola estadual e ao hospital, corre o risco de ceder.
Ainda foram incluídos na nova lista de emergência, os municípios: Santa Fé de Minas, Entre Rio de Minas, Cataguases, Araponga, Caputira, Contagem, Formiga, Divinópolis, Mário Campos, Rio Casca, Conselheiro Pena e Esmeraldas.
Balanço
Pelo menos oito pessoas morreram em decorrência de várias situações, como queda de árvore, arrastada pelo rio, desabamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. São, por enquanto, 34 pessoas feridas e uma desaparecida - Rita Vieira de Souza, no município de Santo Antônio do Rio Abaixo.
Mais de 2 milhões de pessoas são vítimas dos efeitos da chuva e das enchentes nas cidades mineiras. Quase 10 mil estão desalojadas e 512 desabrigadas. O saldo de casas e pontes atingidas também é elevado. Em Minas Gerais, 3.402 casas sofreram danos parciais ou foram totalmente destruídas devido à chuva e às enchentes que também afetaram 205 pontes em todo o estado.