Aproximadamente 6 mil moradores de áreas rurais da cidade de Serro, estão passando necessidades devido à seca. A Coordenadoria de Defesa Civil do município decretou situação de emergência na última quinta-feira (25), em uma tentativa de conseguir recursos para atendê-las.
Em contato com o coordenador municipal de Defesa Civil do Serro, Rodrigo Orlandi Sales, na manhã desta quarta-feira (31), ele informou a reportagem da Folha, que até o momento não tiveram retorno da Defesa Civil do Estado.“A situação ainda é precária, mas estamos fazendo o possível para abastecer a comunidade”, comentou.
O único caminhão-pipa da cidade está abastecendo os distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Três Barras da Estrada Real e a comunidade Ribeirão. A expectativa da Comdec do Serro é de receber outros caminhões-pipa do órgão estadual para auxiliar o abastecimento das comunidades, além de cestas básicas.
De acordo com o coordenador, calcula-se que apenas na pecuária leiteira o prejuízo tenha sido de 30% da produção. Segundo ele, os produtores de feijão também prevêem prejuízos na safra 2013.
Sales disse ainda que a Comdec não possui os projetos finalizados para manutenção, criação e reparação dos poços artesianos dos distritos do Serro. “Estamos elaborando tudo isso para depois encaminhar para a secretaria nacional e estadual de defesa civil”, afirmou.