Nos dias quentes, os seres humanos necessitam mudar alguns hábitos para manter o organismo saudável e aliviar o calor: beber mais liquido que o normal, fazer uso de ventilador ou o ar condicionado, tomar banho de piscina ou mesmo uma chuveirada gelada, são alguns dos mecanismos usados para resolver o problema. Mas e os animais de estimação? Já pensou neles?
Segundo o médico veterinário Dr. Igor Leal, os pets também sofrem com as altas temperaturas, e por isso merecem cuidados especiais na estação mais quente do ano. Confira alguns deles:
• Mantenha a água sempre fresca e a disposição dos animais
• Evite que o seu animal pratique exercícios físicos nos horários mais quentes do dia;
• Evite passear com o seu pet nos horários mais quentes, uma vez que pisos como cimento e asfalto esquentam muito e podem queimar as patas dos bichinhos
• Sempre se informe sobre características específicas do seu animal. Os cuidados podem variar dependendo da espécie e da raça.
• Mantenha o pêlo do seu pet mais curto se possível, e sempre bem cuidado.
Ainda de acordo com o profissional, algumas dermatites bem como o aparecimento de pulgas e carrapatos são mais comuns no verão por conta do calor e da umidade; por isso é importante ficar atento e em caso do surgimento de algumas dessas situações, deve-se procurar ajuda de um profissional da área.
Por Folha