A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (6) o primeiro óbito em decorrência de dengue em Minas em 2015. A vítima foi um homem de 64 anos, morador de Iguatama, região Centro-Oeste do Estado.
Conforme levantamento divulgado pelo órgão, 2.862 já foram infectadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti neste ano. Em 2014, foram contabilizados 49 óbitos e 49.360. No ano anterior, quando ouve um surto da doença, foram registrados 368.387 infectados no Estado.
Dicas para evitar a proliferação do mosquito:
- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na freqüência usual;
- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;
- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue ou febre Chikungunya, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
Por Hoje em Dia
Foto: Hoje em Dia