Para tentar reduzir esse consumo e os casos de doenças relacionadas ao problema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde (MS) lançam hoje a Campanha de Redução do Consumo de Sal.
O projeto piloto da campanha, resultado do trabalho conjunto entre a Anvisa, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), será realizado nos supermercados do Distrito Federal (DF), e apresentado na abertura da Expo Ecos 2011.
O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios de diminuir o uso do sal e orientar sobre escolhas mais saudáveis ao adquirir alimentos. "Além de incentivar o consumo de alimentos naturais, a campanha pretende criar nas pessoas o hábito de ler a rotulagem nutricional dos alimentos industrializados e escolher aqueles com menor teor de sódio", explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.
O consumo em excesso de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais.
Segundo a OMS, em 2001, essas doenças foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. Quase metade de todas essas mortes é atribuída às doenças cardiovasculares.
Com Portal O Tempo