O câncer de boca representa um sério problema de saúde em quase todos os países do mundo e também no Brasil. Assim como nos demais casos, tem cura se descoberto no estágio inicial.
Por esse motivo, o Departamento de Odontologia de Guanhães reforça a importância das consultas preventivas com dentistas, e por isso, promoveu na manhã de sábado (21), uma busca ativa, destinada aos idosos da Vila Vicentina.
A busca ativa consiste em uma avaliação bucal minuciosa pelos profissionais da área, em um determinado local, e para um grupo de pessoas, geralmente com maior vulnerabilidade à doença.
De acordo com a dentista e especialista em câncer bucal, Cristina Abreu, se houvesse suspeita da doença em algum paciente, os profissionais iriam fazer a coleta do material e encaminhar para análise, o que não aconteceu. “Não achamos nada por aqui, só muito carinho, graças a Deus”, afirmou a profissional.
Cristina ainda contou que a experiência agregou bastante e foi bacana encontrar, por exemplo, com Seu César, de 103 anos, com uma lucidez surpreendente.
A segunda parte da campanha será realizada no dia 5 de dezembro, no Posto de Atendimento do bairro Colina Verde. Pessoas com mais de 35 anos devem comparecer ao local para a avaliação de prevenção, que será realizada pelos profissionais da área.
Prevenção do câncer bucal
Se o paciente observar feridas constantes na boca que não cicatrizam, dificuldade ao engolir, ínguas constantes, ardência na gengiva, manchas vermelhas ou qualquer alteração dessa natureza, ele deve procurar imediatamente um profissional dentista. Nem sempre estes sintomas podem ser cancerígenos, mas, somente o diagnóstico poderá dar ao paciente total segurança.
De acordo com o departamento de odontologia do município, o tabagismo e uso de bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de boca e devem ser evitados.
Por Folha