Além de cumprir mais um compromisso com o povo, o prefeito de Santa Maria do Suaçuí, Roberto Byrro, realizou um sonho de muitos anos. Na noite dessa segunda-feira, dia 8 de julho, foi inaugurada a Casa de Apoio “Manuel Byrro”, que receberá os suaçuienses carentes que chegam à capital para tratamento de saúde. Localizada na Rua Carlos Santos Torres A, no Bairro Saudade, em Belo Horizonte a casa tem capacidade para hospedar 24 pessoas diariamente.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de vereadores da cidade e prefeitos de municípios circunvizinhos, além do deputado federal Mauro Lopes, do deputado estadual Gustavo Valadares, familiares e outros convidados que também prestigiaram o evento.
Segundo o secretário de Saúde de Santa Maria do Suaçuí, Ricardo Pereira Gomes, os pacientes poderão viajar para Belo Horizonte com conforto e praticidade, "ao chegarem à Casa de Apoio “Manoel Byrro” tomar café da manhã, descansar e, em seguida, se dirigirem ao local de tratamento. Se necessário poderão retornar para a Casa de Apoio ou seguir viagem para Santa Maria do Suaçui."
“É investimento”
Ao ser questionado sobre o custo da obra, o prefeito Roberto Byrro, rapidamente respondeu que não gastou, mas investiu. “O investimento foi em torno de 100 mil R$, minha preocupação era fazer algo que beneficiasse a população suaçuiense”, informou.
Byrro conta ainda que o trabalho foi árduo, com duração de três meses, para o qual contou com uma equipe de aproximadamente 15 pessoas. “Eu preocupei em cumprir meus compromissos, agora para frente é administrar. Agradeço aos deputados, amigos e todos que me apóiam. Quem me colocou lá que é responsável por isso”, finaliza.
Manoel Byrro
Para homenagear um tio de segundo grau, Roberto Byrro deu nome ao espaço de "Casa de Apoio Manoel Byrro". Ele foi o primeiro prefeito da cidade e responsável também pela emancipação do município na década de 1920.
Maria Aída Byrro é neta do ex-prefeito e se emocionou ao ver a memória do avô sendo homenageada. “Se ele estivesse aqui ficaria muito feliz, a lembrança que tenho é de um homem que vivia a serviço do povo. Ele significou muito para mim e toda a família”, disse a neta com lágrimas nos olhos.
Confira as fotos do evento no facebook. Clique aqui!
Por Viviane Ferreira