“Quando chove muito, o rio enche, mas desta vez ele foi acima da ponte e ninguém conseguiu sair. Precisamos que a prefeitura faça outra passagem para os moradores”, sugere Ilza Martins.
O retorno da prefeitura indica que para amenizar o problema, será feita uma limpeza no rio, mas só após o tempo estiar. Segundo a assessoria de comunicação, a prefeitura está tentando conseguiu uma autorização junto ao órgão competente de meio ambiente, para que seja utilizada uma máquina para limpar do trecho que vai da ponte do Bairro Horto até a ponte do Pito, que equivale e cerca de cinquenta metros de área crítica.
Além da ponte, as águas invadiram também a casa de senhor Leci Ferreira dos Santos, de 72 anos. Ele estava em casa com a esposa e dois filhos quando a enchente chegou. “No meu terreiro deu um metro de água e ainda entrou na minha cozinha”, conta.
Senhor Leci conseguiu retirar tudo da área externa da casa e evitou que a água danificasse bens como máquina de lavar. A família também conseguiu evitar prejuízos retirando os móveis e eletrodomésticos da cozinha. “A casa, a gente está conseguindo arrumar, quebrei um pedaço do muro pra água descer, mas a nossa ponte é urgente, pois já está virando uma barragem”.
Por Samira Cunha