“Esse é um sonho da comunidade que será realizado com a ajuda da Anglo American. Queremos ver a igreja restaurada, com toda a sua beleza e de volta à comunidade paroquial”, afirma Padre Eduardo Ribeiro, responsável pela paróquia. A empresa que fará os trabalhos é especializada e as obras terão supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Quem também ficou feliz com a notícia foi a professora aposentada Maria do Rosário Andrade, conhecida como dona Lili, que há 50 anos frequentou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ela conta que se acostumou a assistir às missas no local e, quando a igreja foi fechada em 2004, ficou muito abalada. “Sou vizinha da Matriz há mais de cinco décadas e fico muito triste em vê-la no estado em que se encontra”, afirma.
Dona Lili chegou a abrir um livro de ouro para arrecadar donativos que ajudariam na reforma da Matriz. A ideia, levada adiante com o apoio de uma amiga, teve grande adesão no início, mas o dinheiro arrecadado foi suficiente apenas para a realização de pequenos trabalhos. Por isso, ao receber a notícia de que a igreja será restaurada com o apoio da Anglo American, ela comemorou. “Essa reforma é muito desejada por nós conceicioneses. Tenho a esperança de voltar a frequentar as missas na igreja tão querida , apesar dos meus 86 anos”, declara.
“O apoio a esse projeto é a marca de um compromisso cada vez mais firme da Anglo American com as comunidades onde opera”, afirma Maurício Martins, gerente geral de Desenvolvimento Social da empresa. (Diálogo/Anglo American)