Depois de apresentarem altas consecutivas desde o final do mês passado, os níveis dos reservatórios que abastecem o Estado começaram a sofrer uma ligeira queda. O Sistema Paraopeba chegou a 39,2%, depois de oito dias de estabilidade em 39,3%.
O reservatório Rio Manso está em 53,4%, mesmo patamar da última segunda-feira (13), mas abaixo do que foi registrado no domingo (12): 53,5%. O Serra Azul manteve-se estável nos últimos três dias, em 15,7%. Já o Vargem das Flores apresentou a segunda queda consecutiva e chegou a 38,4%, hoje (38,6% no domingo e 38,5% ontem).
Segundo o meteorologista do Instituto PUC Minas TempoClima, Claudemir Félix, a previsão é desanimadora. Tipicamente seco, o outono não trará novidades, neste ano, e deverá ser mesmo de poucas chuvas.
"Em abril, normalmente temos uma precipitação de 61 milímetros. Em maio, de 28 mm e, em junho, de 14 mm. Em 2015, vamos ficar nessa média mesmo", adianta Félix.
Seca
De acordo com balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, 13 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa da seca e da estiagem, nos últimos 30 dias. No mesmo período, apenas dois adotaram o mesmo procedimento em razão da chuva.
Por Hoje em Dia
Foto Hoje em Dia