A proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes são alguns dos eixos debatidos durante a Conferência Estadual da Criança e do Adolescente que começou nesta terça-feira (10) e será encerrada na quinta-feira, dia 12,
A abertura contou com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares.
O encontro também terá como eixos a promoção dos direitos da criança e do adolescente; o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Os participantes discutem durante o encontro, mais de quatro mil propostas com foco em crianças e adolescentes. Dessas propostas, 45 serão selecionadas e apresentadas por 130 delegados mineiros no encontro nacional, a ser realizado de
A participação dos adolescentes é um dos destaques do evento estadual. Dos 1.500 delegados, 400 jovens representando seus 388 municípios e têm direito de voto. Breno Luiz Teixeira da Silva foi o jovem enviado para representar crianças e adolescentes do município de Guanhães. Com ele, também representam a cidade, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as conselheiras tutelares Maria das Dores Silva (delegada titular), Maria Salete Araujo Andrade (suplente). Todos foram eleitos na Conferência Regional de Guanhães.
Por Samira Cunha