A jovem estudante do 3º ano do ensino médio, Renata Cristina de Carvalho, 17 anos, viu no gênero ‘artigo de opinião’, uma forma de expressar a realidade em que vive a saúde da cidade. Ela não pensou duas vezes, e escreveu sobre o Hospital Regional de Guanhães. Seu texto foi escolhido pela sua escola, pela Superintendência Regional de Ensino e pelos jurados do estado.
“O motivo principal da escolha do tema foi porque tenho problemas respiratórios e , às vezes, preciso de ir ao hospital e as condições de atendimento não são boas. A saúde de Guanhães como um todo está abandonada”, explicou Renata. Para a aluna, a Olimpíada lhe proporcionou uma evolução muito importante. “Estou feliz pra caramba, pra mim é um exemplo de crescimento. Sempre fui da área de exatas, tinha muitas dificuldades com o português e fui me superando, me esforcei bastante e agora estou tendo retorno”, comentou.
Assim como a estudante, quem ficou feliz com a conquista foi a professora de língua portuguesa, Danúbia Costa Teixeira. A profissional que também foi quem acompanhou o aluno que chegou a final da Olimpíada em 2010, contou que Renata está entre os 125 alunos classificados do país no seu gênero textual. Com a redação, ela poder ser um dos 38 classificados para a etapa nacional que escolherá os cinco melhores textos de cada gênero.
Até aqui, além de experiência e conhecimento, a moradora do distrito de Farias, ganhou medalha de bronze e R$ 200 para a compra de livros.
Sobre a Olimpíada
Além de Renata, 48 estudantes mineiros foram selecionados para participar da fase regional da ‘Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2012’. Em Minas Gerais, foram selecionados 12 textos para cada uma das quatro categorias; poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião.
A etapa regional tem por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e a visão de mundo dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Ao todo, serão realizados quatro encontros. Nos dias 27 e 29 de novembro acontecerá, em Belo Horizonte, o encontro dos semifinalistas na categoria ‘Artigo de Opinião’, do qual Renata irá participar.
Nos encontros, os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e seus professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e seus professores. Os textos aprimorados concorrerão à etapa nacional da competição. Os textos vencedores devem ser conhecidos no mês de dezembro.