Mais de 50% das vagas do Pronatec, programa do governo federal que custeia o ensino técnico para jovens e adultos, foram cortadas em diversas instituições.
A conclusão foi feita pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que entrou em contato com escolas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O veículo ainda apontou, em levantamento feito entre os colégios do Rio de Janeiro, que somente 18% das vagas solicitadas foram aceitas.
Além da redução de alunos financiados, as instituições terão que lidar com um teto para as horas-aula, que não pode ultrapassar R$ 3,90 por aluno na manhã e R$ 4,29 no turno da tarde, segundo afirmaram as próprias escolas.
O Ministério da Educação admitiu que houve cortes orçamentários, mas não especificou o percentual de vagas que deixaram de ser oferecidas. A pasta ainda afirmou que tenta distribuir as vagas por mais municípios.
Por O Tempo