A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente desenvolveu um projeto de horticultura, que já está a todo vapor. O CMEI é a primeira escola onde está sendo implantado o projeto, que, em breve, contemplará também outras escolas municipais e estaduais.
Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Guanhães, o local da horta no CMEI já foi capinado e os canteiros estão prontos e adubados. As mudas estão no viveiro esperando crescer para serem replantadas.
O diretor do Centro, Alyson Nascimento, está super empolgado com a horticultura, e contou como será a participação dos pequenos: “Hoje à tarde, a turminha já fará a proteção das laterais da horta com garrafa pet; terá até um canteiro medicinal. Todas as turmas do berçário e maternal foram agendadas com cronograma cuidando duas vezes no mês, uma semana na horta e outra nas árvores”, explicou.
Sobre o projeto
De acordo com a secretária da pasta, Débora Duarte, além de contribuir para o enriquecimento da merenda escolar, o projeto tem uma prática reflexiva sobre a natureza, o cuidado com o ambiente e com a própria saúde.
A ideia é cultivar legumes como cenoura, beterraba, rabanete e quiabo, e verduras como alface, repolho, couve e espinafre. Também serão plantadas hortelã, cebolinha, boldo e erva cidreira. A escolha das cultivares levou em consideração o valor nutricional de cada alimento e o tempo de cultivo, obtendo assim alimentos saudáveis sem o uso de agroquímicos.
Por Folha
Fotos: CMEI