A Prefeitura Municipal de São João Evangelista, na manhã desta sexta-feira (5), firmou parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG-SJE). O objetivo da parceria é realizar Diagnóstico e Projeto de Arborização Urbana da cidade, pelos acadêmicos.O evento foi realizado pelos estudantes, professores e teve apoio da Cemig.
O prefeito do município, Pedro de Queiroz Braga, esteve na cerimônia e frisou a importância do evento. “É uma honra firmar essa parceria, vai proporcionar a todos melhor qualidade de vida. Somos pioneiro do projeto na região, esperamos que outras cidades sigam nosso bom exemplo”, salientou o prefeito.
Tratar melhor o meio ambiente é um dos pontos fortes do projeto, segundo o líder de negócios da Cemig, Claudemar Dantas Cunha. “É mais um viveiro de mudas que vai impactar bastante, espero que tenhamos um bom desempenho em toda região leste”, afirmou Cunha. Já o diretor geral do IFMG-SJE, Nildimar Gonçalves Madeira, acredita que o apoio da Cemig na orientação da mudas e a dedicação dos estagiários vão servir de modelo para outras cidades.
Para palestrar sobre a produção de mudas de alta qualidade e arborização, foi convidado o gerente de Gestão do Meio Ambiente da Cemig e engenheiro, Pedro Mendes Castro. Ele explicou a importância da cidade bem arborizada, explicou os processos de plantio e as diferenças entre plantas nativas e exóticas.
A estudante de Sivicultura do Instituto, Jéssica Barbosa, também falou sobre o projeto e garantiu que a intenção é “promover uma ação local por uma causa global”.
Além das autoridades citadas, também estiveram na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de São João Evangelista, Sebastião Barbosa Sobrinho, o Sargento da Polícia Militar, Geas Pinheiro, estudantes e professores do Instituto e outros convidados.
Por Viviane Ferreira