Com o tema “Alimentação Bovina”, o escritório local da EMATER-MG de Guanhães, realizou no dia 15, na Fazenda Barreira, o Dia de Campo do Minas Leite.
O evento, que faz parte do 2º Circuito do Minas Leite do Leste de Minas, aconteceu na Fazenda Barreira, de propriedade do Sr. Sebastião Pereira de Avelar.A Fazenda é uma Unidade Demonstrativa do Programa Minas Leite e foi escolhida para sediar o Dia de Campo para apresentar aos produtores da região os bons resultados alcançados.
Segundo informações da EMATER, Sebastião Avelar abriu o evento explicando sua opção pela silagem de milho, comentando, com bom humor, que durante o tempo que utilizava somente a cana na alimentação de seu rebanho, chegou a perder 9 kg e, as vacas engordavam, mas não davam tanto leite como ele esperava.
A primeira palestra foi ministrada pelo extensionista agropecuário Leonardo Sardinha, responsável pela assistência técnica na Unidade Demonstrativa. Ele falou sobre o trabalho do Minas Leite na propriedade, apresentando o custo de produção da silagem de milho que no final das contas saiu por R$74,00 a tonelada. “O baixo custo da silagem é resultado de um bom planejamento da atividade e da alta produtividade apresentada pela da cultura, que mesmo com o baixo índice pluviométrico no município, espera-se uma produtividade de 50 toneladas por hectare”, observou.
Na seqüência, o representante da Riber Sementes, Márcio Henrique Queiroz, apresentou dados técnicos sobre a transgenia e sobre a variedade plantada na Unidade Demonstrativa, RB 9308 Pró.
O coordenador Marcelo Bonfim encerrou as palestras falando sobre a alimentação bovina, comparando as opções de volumosos mais utilizadas (silagem, cana-de-açúcar, capineira e outras), mostrando através de cálculos simples as vantagens e desvantagens de cada uma.
O evento contou com o apoio do coordenador regional de bovinocultura, Marcelo Bomfim e com a parceria da Cooperativa dos Produtores Rurais de Virginópolis e da Riber Sementes.
O programa
O Minas Leite é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), executado pela Emater-MG, que visa a melhoria da qualidade do leite produzido no Estado. A base do programa está na gestão em família, com planejamento e orientação para investimentos de acordo com a realidade do produtor. O desafio do Minas Leite é a modernização dos conceitos de gestão sem que se perca a simplicidade nas soluções.
Com EMATER/ Thiago Carvalho