Sangue é um bem precioso. Por essa razão, na Fundação Hemominas, diversas estratégias são desenvolvidas para envolver o maior número de pessoas e atender à demanda por sangue no estado.
Uma delas, por exemplo, é o programa “Doador do Futuro”, que trabalha a importância da doação desde cedo, com ações educativas para crianças e jovens nas escolas – públicas e privadas.
Além das palestras e vídeos educativos, a estratégia mobiliza os estudantes para a realização de trabalhos escolares, assim como para visitas aos Hemocentros. Nessas oportunidades, as crianças e jovens aprendem e conferem de perto, no laboratório, o funcionamento do processo que vai da doação até a filtragem do sangue coletado.
"Desenvolvemos com os estudantes, um trabalho educativo, desmitificando tabus e ressaltando sobre a importância da doação voluntária de sangue”, explica a gerente de Captação e Cadastro da Hemominas, Heloisa Gontijo. “E eles nos ajudam multiplicando essas informações entre os familiares, além de se tornarem futuros voluntários”, acrescenta.
Somente neste ano, o Programa Doador do Futuro já contabilizou mais 300 palestras, alcançando aproximadamente 20 mil alunos das escolas de Minas Gerais. A escola que deseja receber a visita do Hemominas deve entrar em contato com a unidade mais próxima por meio deste link: http://www.hemominas.mg.gov.br/unidades-e-contratantes
Saiba como doar
Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos e peso acima dos 50Kg. Ele também precisa estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado.
Na oportunidade, o candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450 ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.
Para conferir o horário de atendimento das unidades, as pessoas podem acessar www.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue.
Por Agência Minas