Nos últimos dias, a procura pela vacina contra a febre amarela mais que triplicou em Guanhães. Na manhã de hoje (18), filas enormes lotavam as portas das unidades de saúde, que não tiveram doses suficientes para atender a toda demanda.
Segundo as informações da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, apenas 75 doses estariam disponíveis nos PSFs desde a tarde de ontem (17), e já era previsto que elas não passariam da manhã de hoje (18).
A população deve manter a calma. Na manhã desta quarta-feira, a coordenadora informou à reportagem da Folha que novas doses chegarão a Guanhães e estarão disponíveis nas unidades de saúde na sexta-feira a partir das 8h.
“Não sei dizer a quantidade. Mas posso afirmar que na sexta todos os PSFs estarão abastecidos com uma nova remeça da vacina”, disse Neusa.
A indicação da vacina contra a febre amarela é rotineira, e até o momento não há campanha de vacinação contra a doença no município.
Em entrevista ao Jornal da Folha, edição dessa terça-feira (17), Neusa contou que antes do alarde sobre a febre amarela, a vacina era pouco procurada na cidade. “Chegamos a ter desperdício porque as doses venciam. Daí a grande importância de manter o cartão de vacinas em dia, um hábito pouco costumeiro em Guanhães”, finalizou.
Por Folha