Lista nas mãos e papelarias e livrarias lotadas. Com a chegada de janeiro, está aberta a época da compra do material escolar. A despesa, quando somada a outros gastos típicos da época – IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros – pode pesar no orçamento familiar. Para que o consumidor conheça seus direitos e poupe na hora de comprar, o Procon dá dicas importantes.
O principal item a ser verificado, é a pesquisa de preços. De acordo com o Procon, é necessário consultar diversos pontos de venda e ficar atento, pois nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Em geral, materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados apresentam preços mais elevados.
Deve-se tomar cuidado com os produtos oferecidos pelos ambulantes, pois o preço pode ser menor, mas não há emissão e nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável.
Compras pela internet
Para os que aderiram às compras pela internet, o prazo para reclamar de produtos não duráveis que apresentem algum problema é de trinta dias. Para produtos duráveis, o prazo é de noventa dias. Nas compras realizadas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor tem o prazo de sete dias para se arrepender.
Levar ou não levar as crianças
Nas compras presenciais, o ideal também é não levar os filhos porque eles são conquistados pelas propagandas do momento. Caso isso não seja possível, é importante orientá-los para que saibam reconhecer e respeitar o limite dos pais.
À vista
Quando se fala em compra, descontos são sempre bem-vindos. Para que isso seja possível, a opção de pagar à vista é sempre melhor. Os que optarem pelo cartão de crédito devem observar os encargos financeiros e juros acrescidos. No caso de compra a vista ou no débito, é mais fácil conseguir um bom desconto.
Segundo o PROCON as escolas não podem incluir na lista produtos de uso coletivo que não sejam materiais escolares, como, por exemplo, papel higiênico ou outro material de limpeza. Os materiais devem exclusivamente estar dentro das atividades didáticas individuais dos alunos.
DICAS
- Pesquise;
- Evite compras em locais cheios;
- Evite compras “com pressa”;
- Evite levar crianças;
- Negocie descontos e tente pagar à vista;
- Analise o custo/benefício, preço é importante, mas qualidade também;
- Muito cuidado com compras na internet.