Com a chegada da Semana Santa, a diretora do Procon Regional Municipal de Guanhaes, Dores de Guanhaes e Senhora do Porto, Ana Paula Pereira, preparou algumas dicas para os consumidores.
Segundo a diretora, as principais recomendações são o conhecimento da procedência do produto e a pesquisa de preços nos diversos estabelecimentos.
Para os ovos de Páscoa, o PROCON lembra que é preciso verificar o rótulo, com informações do fabricante, data de validade, peso e composição. Outro cuidado deve ser dado aos que possuem brinquedos. Os pais devem verificar se estão de acordo com a idade dos filhos e se são aprovados pelo Inmetro.
Para os peixes, o Procon informa que os estabelecimentos que fornecem alimentos, como os açougues e peixarias, devem sempre estar completamente limpos bem como os seus funcionários.
No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico sendo que o encarregado das vendas deverá usas luvas descartáveis, avental e touca. A vigilância sanitária deverá ser comunicada em caso de falta de higiene nos estabelecimentos.
“O peixe fresco deve ter a carne firme, os olhos salientes e brilhantes, guelras avermelhadas e escamas que não soltem com facilidade. As condições de condicionamento e refrigeração também deverão ser observadas”, observou Ana Paula.
O Bacalhau, principal produto na Semana Santa apresenta grande variação de preços e para não levá-lo totalmente estragado ou contaminado para casa, o consumidor deve observar a inexistência de manchas avermelhadas ou pequenos sinais pretos. Estas características dão indícios, ao comprador, de que o pescado está em processo de deterioração ou contém mofo.
Atenção para a data de validade, sendo que alimentos vencidos ou que apresentem qualquer anormalidade são impróprios para o consumo.
“É fundamental que o consumidor guarde a nota fiscal de compra para possíveis trocas de produtos”, finalizou.