A Prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria municipal de Saúde, divulgou na tarde dessa quarta-feira (14), o primeiro levantamento de infestação do mosquito da dengue em 2015.
De acordo com o boletim demonstrativo realizado do dia 5 a 7 de janeiro, foram encontrados na cidade, 15 focos ativos do mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya. De acordo com o Levantamento doÍndice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), as larvas estão espalhadas por 10 localidades do município.
São elas: bairros Amazonas, Bela Vista, Cruzeiro, Jardins, Miguel e Almas, Pito,Vermelho, Santa Tereza e ainda a Avenida Alberto Caldeira e região da Itambé. O índice de infestação predial foi 1.3 e o preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de até < = (menor ou igual) 0.9, classificando assim Guanhães em uma situação de alerta: MÉDIO RISCO.
Ainda segundo o levantamento, os recipientes mais predominantes das larvas são vasilhame de galinha (maioria), vasilhames de cachorro, e panelas jogadas nos quintais.
“Ressaltamos que o comprometimento para ações contra o mosquito este ano tem objetivo duplo de combater a Dengue e a Febre Chikungunya. Como 95% dos focos estão nas residências, a conscientização da população tem um papel fundamental para eliminar as duas doenças, sendo o dever de cada um e o envolvimento de todos”, explicou a coordenadora de endemias, Vera Lúcia Pinto Costa.
Por Folha com Ascom Guanhães