LOC/REPÓRTER: O Ministério da Saúde iniciou nesse sábado, a Campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. Uma das novidades foi o lançamento do aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones. No dispositivo móvel, estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do "Dia D de mobilização", afirma que a ferramenta vai facilitar o acompanhamento do calendário vacinal:
TEC/SONORA: ministro da saúde – Alexandre Padilha
"Cadastra o bebê no aplicativo do celular. Quando der dois meses pra tomar a próxima vacina, recebe uma mensagem, lembrando o pai e a mãe que tem que tomar a vacina."
LOC/REPÓRTER: A operadora de caixa, Mikaely da Silva, levou o filho de um ano e meio logo no primeiro dia da campanha e elogiou o aplicativo Vacinação em Dia:
TEC/SONORA: operadora de caixa – Mikaely da Silva
"É muito bom pra saúde, né, ter que manter tudo pra que um dia a mais lá na frente não venha acontecer coisa pior."
LOC/REPÓRTER: O Sistema Único de Saúde oferece, no calendário básico infantil, vacinas para cerca de 20 doenças, como hepatite B, paralisia infantil, febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba. Além disso, as crianças recebem suplementação de Vitamina A que previne problemas na visão. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta a importância do acompanhamento do calendário vacinal das crianças:
TEC/SONORA: ministro da saúde – Alexandre Padilha
"Hoje, tem tanta vacina feita pelo SUS de graça pra população que, às vezes, é difícil mesmo o pai, a mãe saber, organizar se está tudo em dia, o calendário estar correto ou não. Então, essa campanha é pra isso. Cada profissional vai ver a caderneta da criança e ver se a vacina está em dia e indicar qual que é a vacina correta pra se dar naquele dia. Se esqueceu a caderneta, leva a criança sem a caderneta porque o profissional de saúde sabe avaliar, pela idade da criança, por aquilo que a mãe conta, quais são as vacinas que têm que ser tomadas."
LOC/REPÓRTER: A Campanha nacional para atualização da caderneta infantil vai até o dia 30 de agosto. A meta é atualizar a caderneta de vacinação de mais de 14 milhões de crianças em 34 mil postos de saúde espalhados em todo o País. Em Guanhães todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSFs), estão preparadas para atender a população. O horário de funcionamento é das 7h da manhã às 17h da tarde. Mais informações pelo telefone: 3421-2847
Com Agência do Rádio