Após vários pedidos de ouvintes e, inclusive, discussão na 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, a Secretaria de Infraestrutura Urbana, começou nessa segunda-feira (23), a limpeza do córrego do Ribeirão Vermelho.
Os servidores municipais iniciaram o trabalho de limpeza do córrego e de suas encostas. O lixo descartado pela população nestes locais é ainda mais prejudicial a partir do mês que vem, quando começa o período de chuva e os riscos de enchentes aumentam.
Segundo informou a prefeitura, o serviço realizado ao longo do córrego tem como objetivo a remoção de detritos, limpeza, corte de mato das margens, melhorar o escoamento da água e combater a proliferação de insetos e roedores, que são transmissores de doenças.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alysson de Miranda Ferreira, pediu a cooperação de toda população em permitir que os funcionários da prefeitura entrem nas casas que dão acesso ao córrego.
Reunião da Câmara
Na última reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 16, os secretários: Josiley Tomás de Meio Ambiente e Alysson Miranda de Infraestrura Urbana esclareceram aos vereadores e demais presentes as dificuldades enfrentadas para a realização da limpeza do Ribeirão Vermelho.
Josiley explicou que é uma ação que engloba três esferas: ambiental, operacional e educacional. “Para que tenhamos ações efetivas precisamos de estudos. Gosto de trabalhar com planejamento e é o que estamos fazendo no momento”, disse o secretário. Ele complementou que para limpar o ribeirão é preciso ter uma licença ambiental e o município sozinho não tinha autonomia para o mesmo. “Já conseguimos esse licenciamento para uma limpeza emergencial e estamos trabalhando nisso”.
Alysson Miranda detalhou que para a limpeza do ribeirão é preciso uma parceria conjunta entre as secretarias de Obras, Meio Ambiente e o SAAE. O secretário completou que neste primeiro momento, a maior preocupação é com o período chuvoso e o ocasionamento de enchentes.