Segundo a Coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica de Guanhães, a Gerência de Saúde de Itabira (GRS), por determinação do governo do Estado, solicitou que os municípios fiquem com um estoque mínimo das vacinas anti-rábicas e que as mesmas sejam estocadas somente na Gerência Regional.
Assim a departamento de Vigilância Epidemiológica de Guanhães centralizou o estoque permitido de somente 10 vacinas no HIC, desde quinta-feira (19).
A justificativa do Estado para esta decisão é que de acordo com o comunicado nº 46/2015 da Coordenação Geral do Programa de Imunizações, " o contrato para aquisição de VARH( vacina anti-rábica humana) de 2015 encontra-se em fase final de tramitação. Tão logo sela assinado, as doses adquiridas serão enviadas ao Estado."
A Vigilância Epidemiológica alerta a população, que o município poderá enfrentar contratempos por falta da vacina, pois como o estoque é muito pequeno e a demanda em Guanhães é alta, pode ser que alguns pacientes precisem aguardar a chegada do medicamento de Itabira.
Por tudo isso, quem sofrer qualquer acidente com animais transmissores da raiva humana deverá, imediatamente, procurar o Hospital para avaliação médica.
Mais informações: 33-34212847.
Por Folha com Vigilância Epidemiológica de Guanhães
Foto: Internet