A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está implantando um novo instrumento de gestão democrática e transparente, o Orçamento Participativo. Através dele, os cidadãos poderão influenciar e decidir sobre os orçamentos públicos, auxiliando na correta aplicação dos recursos e na melhoria dos serviços prestados à população.
O Orçamento Participativo vem sendo elaborado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que se prepara para iniciar a apresentação dos resultados desse trabalho e dar início a etapa de participação, que começa no dia 09 de setembro.
Instituído pela Lei 2101/2014 o Orçamento Participativo tem como principais objetivos promover a participação direta da população para a construção de um novo modelo de gestão, possibilitar aos diversos segmentos organizados da comunidade apresentar propostas que possam melhorar o planejamento municipal, dar maior transparência e permitir o controle público das ações do governo.
Serão realizadas 15 assembléias regionais, alcançando os moradores da sede e de todos os distritos, num processo de construção semelhante ao realizado no Plano Diretor. Desta forma, a equipe técnica da Prefeitura se deslocará até as comunidades para prestar contas do exercício passado, apresentar o planejamento para o ano seguinte e, juntos, poder público e sociedade decidirão sobre as prioridades para 2016.
Para a assessora de Planejamento da PMCMD, Renata Cristina, “esta é uma forma de retirar o processo de planejamento e o orçamento das estruturas burocráticas e envolver a sociedade de modo com que ela mesma gerencie os recursos que são dela. Um direito, infelizmente, ainda pouco respeitado em nosso país”, afirma.
Por Prefeitura de Conceição do Mato Dentro Edição Folha