O preenchimento dos dados do sistema Educacenso, que deverá ser feito por escolas públicas e privadas de educação básica de todo país, estará disponível a partir do dia 8 de junho. Conforme determinação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as instituições terão até o dia 12 de agosto para realizar o processo.
Nesse período, os gestores das escolas deverão apresentar informações detalhadas sobre os alunos, os professores e as turmas de todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas. Os dados a serem apresentados deverão ter como referência a última quarta-feira do mês de maio, dia 27.
Em Minas Gerais, as escolas da rede estadual adotam procedimento diferente. As informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.
Importância
Com o registro das informações escolares no Educacenso é possível que a gestão pública faça o levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e privadas do país, professores, alunos e turmas.
Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas educacionais do país, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.
As informações apresentadas no Censo Escolar também são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Simade
O Sistema Mineiro de Administração Escolar é dinâmico, ou seja, a escola pode atualizar as informações sobre a vida escolar de alunos e funcionários sempre que houver mudança. Com isso, mantém seus dados em dia, além de tornar a gestão escolar transparente para a Secretaria de Educação e as Superintendências Regionais de Ensino.
Por O Tempo